Que comecem os jogos

Que comecem os jogos

Com números surreais e produção de Hollywood, Game of Thrones prepara o público para o seu derradeiro e misterioso fim

 

Quando a HBO decidiu investir na loucura de David Benioff e D.B. Weiss de recriar o mundo de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, nem em seus sonhos mais felizes imaginou tamanho sucesso. A série em seis temporadas já ganhou mais de 200 prêmios da indústria, se tornou a mais premiada da história do Emmy e de quebra se tornou a mais assistida da HBO, superado The Sopranos.

 

A sétima temporada começa com um investimento pesado em marketing e uma ambição nunca vista antes. A emissora decidiu abrir o sinal de TV a cabo para o público em geral, tentando cativar ainda mais os espectadores – vale lembrar que no fim da 5ª temporada a série alcançou quase a metade da audiência da final da NBA, que acontecia simultaneamente. Apesar de decidirem exibir somente 7 episódios, a serie não vai poupar tempo, o último a ser exibido terá mais de 81 minutos, quase o tamanho de um filme.

Os segredos também estão sendo mantidos a 7 chaves. Recentemente o ator Kit Harrington confessou que a emissora gravou cenas falsas para enganar a imprensa e manter o sigilo sobre o roteiro. Mas afinal, qual é a expectativa para essa temporada?

 

Podemos definir essa nova temporada em duas palavras: encontros e lealdade! Enquanto alguns personagens fazem novas alianças e acordos, outros repensam os que fizeram. Até mesmo as relações mais seguras estão por um fio. Ninguém está a salvo.

 

Núcleo dos Stark

Arya está voltando para Winterfell, com vingança nos olhos. Ela decidiu parar de tentar ser uma outra pessoa, ou melhor… ninguém. É bem possível que volte a encontrar sua loba Nymeria.

 

É importante ressaltar algo ignorado até aqui com o corte da Lady Coração de Pedra – papel de Catelyn Stark, que nos livros é ressuscitada por Beric Dondarrion – é bem possível que Arya tome o lugar da mãe.

 

Nos livros, a loba gigante é responsável por tirar o corpo de Catelyn do rio, sendo ele posteriormente encontrado por Beric. Imagens promocionais já mostraram que o líder da Irmandade Sem Bandeira irá voltar essa temporada, portanto se o caminho dos dois se cruzar, é possível que ele a ajude em sua vingança.

 

Ao que tudo indica, Bran ainda não vai reencontrar os seus irmãos. Talvez no último episódio isso possa acontecer, mas precisamos lembrar que o papel dele é maior do que realmente parece. Ele pode ser de fato o elemento que desequilibra a balança final. Além disso, pode ser o responsável por fazer com que os White Walkers consigam atravessar a muralha.

 

Já a relação mais sensível e delicada será a de Jon e Sansa. Apesar do lindo reencontro deles na última temporada, a filha legitima de Ned Stark começara a questionar sua falta de reconhecimento no norte e com isso sua relação com Jon, que foi eleito o rei, pode começar a rachar. Além disso, ela continua sendo influenciada por Mindinho.

Núcleo dos Targaryen

Daenerys está voltando para Westeros! Com um exército gigante, dothrakis, dragões, navios e um poderio gigantesco. Mas nem tudo são flores. Ao que tudo indica ela irá sofrer grandes golpes para chegar ao seu destino. Para começar, é possível que alguns aliados sejam perdidos e algumas alianças possam se quebrar por uma força maior. No entanto, ela também pode fazer novos amigos.

O caminho dela e de Jon Snow finalmente será o mesmo. O que cria uma grande expectativa para que a identidade verdadeira dele possa começar a dar seus primeiros sinais.

 

Chegar a Westeros também será uma prova de fogo para Dany, pois além de conquistar seus objetivos ela terá que controlar um grupo de aliados e seguidores ainda maior na sua terra natal. Vale lembrar que seu governo em Essos foi pífio até a chegada de Tyrion. O desejo de governar ela tem, a capacidade ainda é um grande ponto de interrogação.

Núcleo de Dorne

Destruído sem a menor pena pelos produtores, essa temporada vai colocar Dorne como a carta na manga para reviravoltas. Ao que tudo indica, a terra dos Martell será invadida pelos nascidos do ferro. Com isso fica a pergunta: tal perda pode ou não afetar os planos de Dany? O quão grave pode ser a perda do poderio da terra do sol? Com a chegada dos White Walkers, o quanto a terra mais quente do continente será cobiçada por outras casas?

 

Núcleo das Ilhas de Ferro

A última temporada deixou a desejar no núcleo mais brigão dos livros. Além disso, houve um corte grande de personagens e outros que entraram ainda não convenceram o suficiente.

 

Mas, ao que parece, os Greyjoy vão ter um papel mais decisivo nessa temporada. A começar por Euron. O ator que o interpreta, Johan Philip Asbæk, disse que que essa temporada fará que Ramsey Bolton – que descanse em paz no inferno – pareça um anjinho comparado a ele. Difícil, não?

 

Também vai acontecer um grande embate entre o tio e os sobrinhos. Uma das cenas do trailer mostrava um conflito entre os seus navios. Fotos vazaram com Asha sendo arrastada pelas ruas de Dorne, o que nos faz pensar que ela pode ser capturada, enquanto Theon mais uma vez escapa… ou não!

 

Euron não tem força suficiente para invadir Dorne, o que significa que ele irá procurar ajuda e quem poderia ajudá-lo? A rainha! Mas não a que ele deseja.

 

Núcleo dos Lannister

Talvez o mais complexo dessa temporada. Existe mágoa, dor e ressentimento em toda parte. Enquanto Tyrion luta para derrubar sua irmã, que o odeia, ao mesmo tempo sua relação com Jaime está abalada, principalmente pela morte de seu pai.

Já os gêmeos estão à beira de um colapso. Jaime volta para Porto Real e encontra a cidade destruída, seu último filho morto e sua irmã cada vez mais louca.

 

Cersei perdeu o controle total de sua vida. O medo e a obsessão por sua profecia fez com que ela enxergasse cada pessoa ao seu redor como um inimigo em potencial. Como se não fosse o bastante, a cada dia que passa dragões e zumbis de gelo ficam mais e mais próximos. A profecia do Valonqar que diz que ela será morta por um irmão mais novo pode finalmente se concluir, mas será que Cersei se lembra que Jaime nasceu depois dela?

 

Andarilhos de Westeros

Gendry está voltando! O bastardo de Robert, que sumiu em um barquinho no fim da terceira temporada, finalmente parou de remar e vai voltar nessa temporada. Sabemos que nenhum minuto é desperdiçado pela HBO, o que significa que o personagem terá um papel importante e decisivo. Mas qual será?

 

Melisandre de Asshai é outra que não tem lugar para ir, mas já se mostrou uma personagem muito importante e até mesmo ganhou um capitulo de ponto de vista nos livros. Será que o caminho dela vai se cruzar com alguém? Nos livros, o personagem de Victarion Greyjoy cruza com o de Moqorro, um profeta do deus vermelho. Talvez Melisandre possa se encontrar com Euron.

 

Samwell Tarly está nas grandes bibliotecas da Cidadela e existem grandes segredos em cada pergaminho de lá. Talvez Sam encontre algo sobre Jon e sua identidade, ou descubra algo a respeito dos dragões ou dos White Walkers.

 

As críticas descrevem o primeiro episódio dessa temporada como “de tirar o folego”. O fato é que a trama da HBO caminha para se tornar uma das series mais épicas de todos os tempos. Domingo é o momento de se preparar.

 

Demorou seis temporadas, mais o inverno finalmente chegou a Game of Thrones!