Ultraman: o rei dos heróis japoneses

ultaman

 

Os 50 anos do maior ícone dos filmes de heróis orientais

Por Wilson Ricoy

Você sabe o que significa Tokusatsu? Ela é uma abreviatura de tokushu satsuei, expressão japonesa que pode ser livremente traduzida para “filmes de efeitos especiais”. Essa palavra representa todo aquele universo de filmes cheios de efeitos especiais, super-heróis e monstros produzidos na Terra do Sol Nascente e que nós tanto adoramos!

Um dos personagens de Tokusatsu mais famosos e que ajudou a difundir mundialmente o gênero é nada mais, nada menos do que o nosso querido ULTRAMAN, que completa 50 anos no dia 17 de julho de 2016!

Ulltraman foi criado por Eiji Tsuburaya, mago dos efeitos especiais do cinema japonês, que vislumbrava um forte potencial para o gênero na televisão. Através de sua produtora, ele desenvolveu a série Ultra Q, que podemos definir hoje como uma mistura de Além da Imaginação com Arquivo X, utilizando o conceito de “monstro da semana”. A série teve um relativo sucesso, mas ainda faltava alguma coisa. Ainda faltava um…herói! Foi assim que Tsuburaya desenvolveu em 1966 uma série adaptando um mangá de sucesso na época chamado Magma Taishi, que ficou conhecido internacionalmente como Vingadores do Espaço.

Essa foi a primeira série de TV exibida em cores no Japão e fez grande sucesso. Entusiasmado com o sucesso da adaptação, Tsuburaya decidiu produzir uma série com um personagem totalmente original. Assim nasceu Urotoraman, que todos nós conhecemos como Ultraman!

O primeiro episódio, segunda produção em cores para a TV japonesa, que pode ser conferido na integra no vídeo abaixo, foi ao ar apenas duas semanas depois da estreia de Vingadores do Espaço e fez um estrondoso sucesso.

Com o título de “O Invasor da Galáxia”, o episódio nos apresenta o Tenente Shin Hayata, oficial da Patrulha Científica, que perde a vida quando seu avião de patrulha se choca com a nave de um alienígena da Nebulosa M-78 que perseguia um monstro dentro da atmosfera terrestre.

Para compensar a tragédia, o alienígena funde sua essência vital com a do Tenente Hayata, trazendo o oficial de volta à vida. Além disso, Hayata recebe do alienígena a Cápsula Beta, que deverá ser acionada sempre quando houver perigo. Ao acionar a cápsula, o alienígena, agora chamado de Ultraman, assume o corpo de seu hospedeiro para combater o mal.

Ultraman possui vários poderes utilizados ao longo da série para combater os mais variados monstros. O principal era o Spacium Ray (aquele raio que era acionado quando ele cruzava o braço esquerdo com o direito). Além disso, apesar de medir 40 metros de altura e pesar 30.000 toneladas (!), Ultraman também era capaz de reduzir sua estatura e peso para ficar equivalente a um ser humano normal. Outra característica de nosso herói era um marcador de energia que ficava localizado em seu peito. Esse marcador funcionava como uma espécie de timer que começava a piscar e emitir um alerta sonoro para avisar Ultraman que sua energia estava acabando. Para evitar que a energia acabasse totalmente, causando sua morte, Ultraman tinha que voar até o sol para se energizar novamente e ganhar um minuto a mais para derrotar seu adversário.

A série teve 39 episódios exibidos durante os anos de 1966 e 1967 e chegou ao Brasil na década de 1970 através da TV Tupi. O personagem fez muito sucesso no Brasil e no mundo, gerando uma mitologia própria e várias outras séries irmãs com os demais membros da agora denominada Família Ultra (Ultra Seven, Ultraman Jack, Ultraman Tiga… E por aí vai). Hoje, 50 anos após a sua criação, Ultraman e toda a família Ultra são adorados por pessoas de todas as idades no mundo todo.

Existem alguns (bons) filmes da franquia disponíveis no Netflix que valem à pena serem vistos. Recentemente surgiram rumores sobre um novo longa metragem para distribuição nos cinemas em todo o mundo para celebrar os 50 anos do personagem em 2016.

Esses rumores começaram a ficar mais fortes quando o trailer abaixo foi disponibilizado no YouTube alguns meses atrás.

Os rumores dizem que o título desse filme será Ultraman X: Kitazo! Warera No Ultraman (ainda sem título em português) e terá como base Ultraman X, a série mais recente da franquia, que foi exibida na TV japonesa em 2015.

Vamos torcer para que os rumores sejam verdadeiros e que possamos celebrar em grande estilo o cinquentenário de um dos heróis mais icônicos de todos os tempos!

Feliz aniversário, Tenente Hayata! Feliz aniversário, ULTRAMAN!

Wilson RicoyWilson Ricoy
Esse bluesman inveterado foi mordido quando criança pelo bichinho Marvel / DC e continua acompanhando suas personagens prediletas até hoje. É bat-maníaco de carteirinha e nutre especial admiração pelos chamados heróis urbanos como o próprio Batman, além do Demolidor, Homem-Aranha e Arqueiro Verde. Fã absoluto de western spaghetti e filmes de James Bond, também e guitarrista da banda Blue 7.1 e proprietário da Toca da Coruja Núcleo Musical.