iZombie

Série ‘iZombie’, que envolve as clássicas criaturas sobrenaturais, é uma das melhores e mais bem humoradas abordagens do tema nos quadrinhos.
Os mortos-vivos estão, há alguns bons anos, também em alta no universo das HQs – vide ‘The Walking Dead’, que inspirou bem sucedida série televisiva – que é um sucesso absoluto – e a recém e elogiada publicação ‘Império dos Mortos’, escrita pelo mestre George Romero.
Eis que agora temos ‘iZombie’, da Vertigo e lançada aqui pela Panini.
A trama acompanha a jovem Gwen Dylan – uma jovem bonita, moderna, descolada e de vida modesta que recebe seu ganha-pão num cemitério trabalhando como coveira e que gosta de dar uns rolês com os amigos de vez em quando. Até aí nada anormal… não fosse pelo fato de Gwen ser uma zumbi e seus dois melhores amigos serem um garoto que se transforma numa espécie curiosa de lobisomem e uma moça que é um fantasma da década de 1960. Além disso, vez ou outra ela precisa devorar o cérebro de um recém-falecido (que ela mesma enterra e depois desenterra pra fazer um “lanchinho rápido”) pra que não se torne um desses “zumbis de filme de terror B”, lerdos e sem inteligência/consciência. O maior problema é que quando devora o cérebro, ela acaba assimilando a consciência do defunto e consequentemente, suas últimas memórias. Isso faz com que, caso o morto tenha morrido de morte matada e não morte morrida, ela resolva investigar o assassinato (com a ajuda de seus amigos sobrenaturais) pra dessa forma conseguir se livrar do tormento causado pela memória assombrada. Pra complicar ainda mais a situação, a moça acaba se apaixonando por um jovem que faz parte de um antiquíssimo grupo de caçadores de monstros.
Com o decorrer da trama, outros elementos e seres sobrenaturais – como vampiros, múmias e outros monstros clássicos – vão surgindo, abrindo um leque de possibilidades e sempre conseguindo surpreender a cada capítulo.
Escrita por Chris Robertson, ‘iZombie’ é ilustrada pelo ótimo Michael Allred – o cara, super talentoso, consegue imprimir um estilo Pop Art, meio retrô e moderno ao mesmo tempo. Incrível!
Essa certamente é uma das melhores publicações abortando o tema zumbis e sobrenatural dos últimos tempos. O humor e as incontáveis citações ao vasto universo da cultura pop dão o toque especial e certamente tornam a leitura ainda mais divertida.
O primeiro volume intitulado ‘Morri pro Mundo’ foi lançado no Brasil no meado de 2015 e o mais recente a chegar nas bancas daqui é o Volume 4 – Repossessão. Pra quem pretende começar a ler ‘iZombie’ com certo atraso, como eu, os números atrasados podem ser adquiridos em lojas especializadas ou encomendados no próprio site da Panini.
Recentemente, ‘iZombie’ foi adaptada numa série homônima de TV do canal CW. Pelo trailer, não me empolgou: além de não ter o mesmo nome da HQ, a moça, apesar do visual parecido, tem um trabalho um pouco diferente (ela é legista da polícia ou algo assim) e os amigos sobrenaturais parecem inexistir na trama. Nesse caso, mesmo que se interesse pela telessérie, comece sua incursão por esse divertido e sinistro submundo através dessas sensacionais HQs.