OPINIÃO: Isso não se faz, Marvel!

OPINIÃO: Isso não se faz, Marvel!

Transformar o Capitão América em vilão é tática de marketing baixa e irresponsável

 

A tática “polemizar pra sair do buraco” sempre existiu – nas grandes mídias, na imprensa e em qualquer segmento cultural ou artístico.

Nos quadrinhos não é diferente: afinal, já mataram o Superman (sei lá quantas vezes), mataram o Homem-Aranha, o Batman, o Wolverine… transformaram heróis em vilões e vice-versa… Até aí, ok.

Porém, a Marvel resolveu jogar sujo de vez ao transformar o Capitão América num vilão nazista. Essa é a manobra mais suja, irresponsável e mesquinha que já vi no meu querido universo das HQs.

Isso não se faz!

O Capitão América foi criado durante a Segunda Guerra como uma espécie de símbolo de encorajamento e incentivo às tropas americanas no front.

Ele era o super-herói que o país deles precisava (e por quê não todo o Mundo livre?) num momento tão obscuro e que simbolizava a esperança, a luta do bem e da liberdade contra o mal e a opressão. Isso independia da seu bandeiroso uniforme: Steve Rogers – um sujeito corajoso, honesto e íntegro desde antes de adquirir seus poderes – abandonou algumas vezes sua conhecida vestimenta e identidade quando o governo americano agia de uma forma que ele considerasse inadequada, fascista ou que fosse contra seus princípios básicos. Nessa fase, continuou combatendo ameaças diversas e protegendo os cidadãos utilizando a identidade/codinome ‘Nômade’. Ali. Steve Rogers mostrava sua verdadeira síntese: ele era um herói do mundo – e não exclusivo dos americanos.

Um personagem, mesmo da ficção, simboliza algo. Crianças idolatram seus heróis, compram seus bonecos (isso até eu faço, aos quase 4.3), vestem suas fantasias e se inspiram neles. Como já disse algumas vezes, sempre levei o universo dos quadrinhos muito a sério porque além da boa educação dos meus pais, tive nas HQs dos super-heróis belas e inspiradoras noções do que é certo, de conduta honesta…

Aí, imagine agora que aquelas crianças que tem pôsteres do Capitão América na parede, colchas na cama, toalhas de banho e fantasias de Carnaval… estarão usando acessórios de um vilão fascista, traidor e covarde!!
Marvel, desfaça essa baita CAGADA enquanto ainda é tempo – antes que vocês sofram um sério boicote… começando por mim.