Você conhece Mafalda? Pois deveria…

Você conhece Mafalda? Pois deveria…

Criada pelo argentino Quino, personagem é uma referência em humor e crítica social. Evento em São Paulo fala sobre a linguagem utilizada nas tiras

A garotinha argentina Mafalda, do quadrinhista Quino, é considerada uma das tiras de jornais mais cultuadas e celebradas do mundo. Criada em 1964, agrada até hoje adultos e crianças, por ser uma menina curiosa que faz perguntas inteligentes, reflexões sobre a vida e as relações entre as pessoas. Tanto que despertou o interesse da mestra em língua espanhola Bárbara Zocal da Silva. A especialista desenvolveu a dissertação “As tiras de Mafalda no Brasil: tradutores e traduções”, inserida na linha de pesquisa “Estudos tradutológicos, comparados e de processos interculturais”, da USP.

trabalhar-mafalda-miguelito-quino

O estudo será tema de uma palestra gratuita que Bárbara ministrará no próximo dia 29/04 (sexta-feira), a partir das 19h, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, no bairro de Perdizes, em São Paulo. A tradutora irá mostrar que investigar as traduções de histórias em quadrinhos é entender a combinação de signos visuais linguísticos e icônicos intrínsecos a esse gênero da comunicação de massa. “Torna-se fundamental considerar o contexto social de produção, as imagens e as onomatopeias que compõem os quadrinhos, no momento de se analisar suas traduções. Tudo será mostrado a partir das traduções brasileiras das tiras de Mafalda”, explica a mestra em língua espanhola.

Mafalda-6

É interessante que eventos como esse aconteçam cada vez mais, demonstrando o potencial dos quadrinhos enquanto mídia capaz de transmitir ideias e conceitos de maneira simples, mas ao mesmo tempo profunda.

As universidades têm aberto espaço para esse tipo de pesquisa, o que amplia, aos poucos, o conhecimento das pessoas sobre Histórias em Quadrinhos. E mostram que gibi não é – só – coisa de criança.

Serviço
Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. (11) 3673-1883.
www.casaguilhermedealmeida.org.br
Sexta-feira, 29/04 – 19h

Nerd oldschool, gamer de primeira geração. Levou a vida de gibi tão a sério que até mestrado sobre o assunto fez. Além de uma tatuagem do Superman. Na vida real é empresário (www.evcom.com.br) e professor universitário (www.faap.br).