Férias no parque e com vídeo-game. Sim, isso é possível

Férias no parque e com vídeo-game. Sim, isso é possível

Bibliotecas oferecem atividades sobre a evolução dos games durante o mês de julho

 

Férias é aquela época boa, em que as crianças ficam descontroladas e os pais desesperados. O que fazer com a molecada?

Os pais se preocupam de deixá-los fechados o dia inteiro, colados nas telas dos computadores, tablets, vídeo-games e celulares. Mas também, o que fazer fora de casa que não custe quase um fígado?

Bom, a Secretaria da Cultura do Estado está tentando dar uma mãozinha, juntando parques e games, em atividades no Parque da Juventude e no Parque Villa-Lobos, na cidade de São Paulo.

Em ambos os locais, funcionam bibliotecas que seguem o princípio conhecido como “Biblioteca Viva” – nada de lugares escuros, frios e silenciosos. Na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca do Parque Villa-Lobos (se não visitou, visite!) as estantes são baixas, tudo é aberto e as pessoas são incentivadas a interagir.

Biblioteca de São Paulo

Biblioteca de São Paulo

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Biblioteca Parque Villa-Lobos

E aí, para completar, tem essa programação especial sobre Games, de graça, nos dois locais. Confira:

Biblioteca de São Paulo
Na BSP, no domingo, dia 10 de julho, acontece a atividade Games e Literatura. Neste dia, serão apresentados alguns dos maiores clássicos da literatura por meio do jogo, trabalhando a intersecção entre jogos digitais e livros. Serão apresentadas as obras 1984, de George Orwell e A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Realizada das 10h às 17h, a atividade é indicada para maiores de 10 anos e será coordenada pelo Game Arte. Não é necessária inscrição.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Na BVL, o jornalista João Varella coordenará a oficina A Evolução Artística dos Videogames, aos sábados, entre os dias 9 de julho e 6 de agosto. Das 14h30 às 17h30, serão apresentados diversos aspectos que envolvem o tipo de narrativa dos jogos eletrônicos, tecnologia, economia e até que ponto tais fatores influenciam os games. Os encontros incluem clássicos do Atari como o Pong e Pacman, técnica japonesa de produção, por meio de jogos como Super Mario Bros e Sonic, passando pelo Playstation e realidade virtual como Guitar Hero eCandy Crush Saga.

Para participar basta ter mais de 15 anos e enviar um email para agenda@bvl.org.br ou comparecer ao balcão de atendimento até o dia 7 de julho.

Os espaços oferecem ainda outras atividades envolvendo diversos temas. Para a programação completa acesse www.bsp.org.br e www.bvl.org.br.

Serviço

Biblioteca de São Paulo
Games e Literatura – com Game Arte
Data: domingo, 10 de julho
Horário: 10h às 17h
Local: auditório
Inscrições: A partir de 10 anos, vagas serão preenchidas por ordem de chegada – 30 minutos de antecedência.
Parque da Juventude
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Telefone: (11) 2089-0800
Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Oficina: A evolução artística dos videogames – com João Varella
Data: Sábados nos dias 9, 16, 30 de julho e 6 de agosto
Horário: 14h30 às 17h30
Local: sala criatividade 3
Inscrições: A partir de 15 anos, pelo e-mail agenda@bvl.org.br ou no balcão de atendimento da biblioteca até o dia 7 de julho.
Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.
Telefone: (11) 3024-2500.
De terça a domingo, das 9h30 às 18h30

Nerd oldschool, gamer de primeira geração. Levou a vida de gibi tão a sério que até mestrado sobre o assunto fez. Além de uma tatuagem do Superman. Na vida real é empresário (www.evcom.com.br) e professor universitário (www.faap.br).

2 Comentários

  1. […] Armazém Pop […]

  2. […] Armazém Pop […]

Comentários estão desabilitados neste post.