80 anos de Batman, no Brasil e no mundo

80 anos de Batman, no Brasil e no mundo

Entre outras atividades, a DC vai projetar o bat-sinal em diversas cidades

Em 2019 completam-se 80 anos da primeira aparição do Homem-Morcego. Foi em Detective Comics #27, de março de 1939, que Bob Kane e Bill Finger publicaram o herói que seria uma referência até hoje.

Bebendo diretamente de fontes como “O Sombra”, “O Aranha” e outros heróis pulp, o Batman rapidamente caiu no gosto dos leitores de quadrinhos. Indiretamente, naquela época ele já era o contraponto dionisíaco ao apolíneo Superman.

Dia do Batman

Como todo produto cultural de nosso tempo, Batman navegou em todas as plataformas midiáticas: filmes, séries, desenhos animados, games. É só escolher a mídia e o Morcegão estará lá. 

Dentro desse contexto, nada mais natural do que se inventar um dia para comemorar (e capitalizar) em cima desse ícone da cultura pop.

Foi escolhido (por alguma razão mercadológica) o dia 21 de setembro. E como este ano é especial pelos 80 anos, a DC e a Warner Bros. estão realizando ações por todo o mundo. Uma das mais interessantes será a projeção do icônico Bat-Sinal em diversos locais ao redor do mundo.

O brilho da silhueta do Cavaleiro das Trevas iluminará os arranha-céus e pontos de referência ao redor do mundo em um espetáculo que se desenvolve à medida que o sol se põe em cada cidade. Para os fãs é o tipo de atividade que se torna inesquecível.

“O Bat-Sinal é certamente uma das imagens mais reconhecíveis em toda a iconografia de super-heróis, por isso o evento será marcante e transcenderá fronteiras, idiomas e culturas para nos unir a uma experiência única”, diz Pam Lifford, Presidente da Warner Bros. para Marcas Globais e Experiências. “Estamos orgulhosos de enviar o Bat-Sinal no Dia do Batman porque é um importante farol de inspiração que nos faz acreditar que é possível enfrentar dificuldades e transformá-las em algo bom. O Dia do Batman é uma celebração global para todos os fãs”.

Os fãs podem acompanhar as festividades com o novo Batman Bat-Rastreador interativo, lançado hoje pela DC. Enquanto as cidades acionam o famoso interruptor que ilumina a insígnia, o Batman Bat-Rastreador espelhará as projeções em tempo real. Informações adicionais sobre as celebrações e ativações do Bat-Sinal nessas cidades podem ser encontradas em Batman80.com.

Para ver uma das projeções pessoalmente, basta sair um pouco antes das 20h, horário local, nas cidades participantes.  Então, comece a decidir qual camiseta do Batman usar em Melbourne, na Austrália, porque você será o primeiro a comemorar o aniversário sob o Bat-Sinal. O país estreante receberá a iluminação especial na Fed Square, em frente à Flinders Street, 9 horas à frente de Londres e 14 horas à frente de Nova York (Gotham City!).

Outras cidades que emitirão o Bat-Sinal:

  • Tóquio no MAGNET por SHIBUYA109 na Travessia Shibuya Scramble
  • Joanesburgo no The Leonardo
  • Berlim no Potzdamer Platz 11
  • Paris na Galeries Lafayette
  • Barcelona no Museu Nacional d’Art de Catalunya
  • Londres no Senate House
  • São Paulo no Prédio do Itaú Cultural na Avenida Paulista
  • Nova York TBA
  • Montreal no Complex Dupuis
  • Cidade do México na Torre Reforma
  • Los Angeles na Prefeitura da Cidade

 

Comemorações Brasileiras

No Brasil, o Bat-Sinal será projetado na Avenida Paulista, no prédio do Itaú Cultural, e será apenas uma das diversas iniciativas que a DC e a Warner Bros. realizam no país para celebrar o maior detetive do Mundo:

 

Coringa

Para completar esse ano especial, no dia 5 de outubro chega aos cinemas “Coringa”. O filme, mesmo antes de sua exibição comercial, já é apontado como um dos favoritos ao Oscar, com especial atenção a Joaquin Phoenix, que interpreta o personagem-título.

Entre os fãs, uma divisão: há os que estão esperançosos com o filme, enquanto outros acreditam ser apenas uma produção que empresta o nome (e o prestígio) do universo Batman para contar uma história sem a menor conexão com os personagens em que se baseiam.

É esperar para ver. E, enquanto isso, comemorar muito o aniversário do Homem-Morcego.

Nerd oldschool, gamer de primeira geração. Levou a vida de gibi tão a sério que até mestrado sobre o assunto fez. Além de uma tatuagem do Superman. Na vida real é empresário (www.evcom.com.br) e professor universitário (www.faap.br).