Back To The Fifties – A História Cantada do Rock’n’Roll

Back To The Fifties – A História Cantada do Rock’n’Roll

Banda Rock in Black cria montagem musical homenageando os grandes nomes que deram origem ao Rock nos anos 1950

 

No Brasil, poucas pessoas – além dos apreciadores do Rock – já ouviram falar na expressão ‘Rockabilly’. Mas o fato é que sem o gênero, que faz parte do ‘Big Bang’ do Rock’n’Roll, grandes bandas como Beatles, Rolling Stones, U2, The Smiths, entre outras tantas, talvez nunca tivessem existido.

 

Nomes como Elvis Presley, Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard, entre outros, foram responsáveis por uma verdadeira revolução musical e cultural ao redor do planeta. O quadril rebolante do Rei, a guitarra rápida de Berry e o piano inflamado de Richard tornaram-se ícones não só musicais, mas de posicionamento frente a um mundo careta e no qual os jovens pediam passagem para mudar os padrões estabelecidos.

 

O espetáculo

Ao melhor estilo ‘The Ed Sullivan Show’ – famoso apresentador americano da época –  a banda Rock in Black, uma das mais respeitadas da cena dos bares e casas de espetáculo de São Paulo, criou o espetáculo “Back to the Fifties”, que faz um misto apresentação musical, dança e histórias emblemáticas, apresentando ao público os maiores sucessos daquele tempo inesquecível.

 

A ideia é mostrar as origens de músicas e artistas que, nos longínquos anos 1950, desvirtuaram o senso comum da segregação da música americana e misturaram o country majoritariamente branco com o rhythm and blues dos negros – dando origem ao que consideramos hoje como o Rock and Roll clássico.

 

Rock in Black

A banda nascida na cidade de São Paulo tem um repertório dedicado aos grandes clássicos do Rock de todos os tempos. Com uma estética visual e musical que remete ao ‘Rockabilly’, o grupo costuma apresentar uma mistura que vai de Elvis a Roberto Carlos, de Beatles a Strokes, de Johnny Cash a Raul Seixas – tudo em versões próprias, cheias de identidade, com uma pegada ‘retrô’ e dançante.

 

Agora, chegando ao teatro, dá um passo maior, buscando levar entretenimento, arte e também conhecimento ao público. O líder do conjunto, o guitarrista e vocalista Leandro Martins, explica que “o objetivo do projeto não é apenas homenagear os grandes nomes do Rock’n’Roll, mas levar o público para uma viagem sonora, revivendo essa década dourada que está tão presente na memória afetiva de todos”.

 

O espetáculo, além das músicas em versões e sonoridades típicas da época, trará números de dança e histórias com fatos e curiosidades sobre aqueles incríveis artistas, ajudando a criar a atmosfera cinquentista.

 

“Não existe um único roqueiro, seja de metal, classic rock, hardcore e outros subgêneros do Rock que não tenha sido influenciado pelo Rock’n’roll desse período – mesmo que não tenham tanta consciência disso”, destaca  Leandro Martins. No Rock in Black juntam-se a ele Ricardo Júnior (voz e violão), Fábio Campos (baixo acústico) e Leonardo Pimentel (bateria).

 

Serviço

Rock In Black apresenta ‘Back To The Fifties – A história cantada do Rock’n’Roll’

Data: 09/11/2018 (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Teatro UMC – Av. Imperatriz Leopoldina, 550 (Próx. Estação Leopoldina CPTM)
Tel: 11 3044.4032
Ingressos: R$ 50 (inteira) R$25 (estudante)
À venda no local ou pelo link: https://www.compreingressos.com/espetaculos/10486-rock-in-black-anos-50

Nerd oldschool, gamer de primeira geração. Levou a vida de gibi tão a sério que até mestrado sobre o assunto fez. Além de uma tatuagem do Superman. Na vida real é empresário (www.evcom.com.br) e professor universitário (www.faap.br).