Mayim Bialik, a Amy de The Big Bang Theory, lança livro empoderador

Mayim Bialik, a Amy de The Big Bang Theory, lança livro empoderador

Obra divertida e didática dá ensinamentos valiosos para as garotas

 

Vivemos tempos tão malucos que usar palavras como feminismoempoderamento já geram reações superlativas de quem, muito provavelmente, não entende nem o que esses fonemas significam.

 

Nós aqui do Armazém, em parceria com as meninas maravilhosas do Bolsa Nerd temos divulgado muito a tag #BeTheHero justamente tentando combater a misoginia, o machismo e o preconceito no meio nerd – e em todos os outros – porque esse tipo de pensamento retrógrado não deveria mais existir.

 

Então, é com muita alegria que recebemos a informação do lançamento aqui no Brasil de Girling Up – Como se Tornar Uma Mulher Saudável, Esperta e Espetacular, livro escrito por Mayim Bialik, a Amy Farah Fowler da nossa amada série The Big Bang Theory.

 

Ela é espetacular

Se você não sabe, Mayim é PhD. em Neurociência pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) na vida real. Antes disso, ela foi aceita pelas universidades de Harvard e Yale, mas decidiu que não queria ficar longe dos pais. Além de tocar piano, trompete, contra-baixo e a própria harpa de Amy (instrumento que aprendeu a manejar por causa da série). Ela também é mãe de dois meninos e ativista pelos direitos dos animais. Se você der uma busca sobre essa multi-mulher na web, vai encontrar informações como o fato dela também ser dançarina, vegana e já ter adotado uma baleia, um lobo e um peixe-boi! Bialik já foi indicada ao Emmy por sua atuação na série de TV e diz que preferiu não seguir carreira de pesquisadora universitária para ter mais tempo com os filhos.

 

Se isso não faz dela um role model ideal para as jovens meninas, não sei quem mais seria. E sua visão sobre ser um modelo de comportamento é bem interessante. Diz Mayim: “Quando vejo TV, vou ao cinema ou dou uma olhada nas redes sociais, vejo um monte de coisas espetaculares e gente super feliz. Vejo pessoas com famílias sorridentes, animais de estimação adoráveis, casas bonitas, amigos presentes, relacionamentos amorosos e o que frequentemente parecem vidas perfeitas. As coisas que as pessoas postam mostram um mundo de alegria e sucesso, mas nem sempre a vida é assim. Coisas ruins acontecem. Nós ficamos tristes. Surgem situações com as quais nós nem sempre sabemos como lidar. E às vezes pode parecer que, se a nossa vida não é como a vida dos outros, há algo de errado com a gente”.

 

Foi com esse pensamento em mente que ela escreveu Girling Up. No livro, ela traz ensinamentos sobre a puberdade de maneira bem simples, de forma que as garotas não precisam ficar encanadas em entender. Mayim aborda assuntos como as mudanças no corpo e as diferenças entre meninas e meninos, mas de forma que a leitora vá além dos estereótipos sociais, aprenda a se conhecer de fato e preserve sua saúde física e mental, livrando-se das cobranças desnecessárias.

 

Sempre em tom didático, a autora conscientiza as meninas sobre como é essencial ter uma alimentação saudável, levando em consideração a importância do momento das refeições, a questão do consumo de água, a necessidade da prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis, sob um viés natural, de forma a romper os padrões que a sociedade impõe para o corpo “perfeito”.

 

Mayim explica ainda todos os dilemas da puberdade do ponto de vista da neurociência, o que facilita a compreensão e identificação. A autora fala até mesmo dos sintomas físicos da paixão, o que muda no comportamento, os hormônios e os métodos contraceptivos para evitar gravidez precoce e doenças.

 

A neurocientista aborda também os aspectos pessoais que podem ajudar as meninas a serem fortes para enfrentar as dificuldades da vida. Através de exemplos de pessoas reais que contribuem para a construção de um mundo melhor, Mayim estimula as leitoras a fazerem a diferença.

 

Legal demais esse tipo de livro, vindo de alguém que mostra que você pode ser tudo que quiser. De Doutora em Neurociência a atriz vencedora do Emmy.

 

O livro é lançamento da editora Primavera Editorial e tem 160 página. A versão impressa tem preço sugerido de R$ 34,90. Mas, quem quiser pegar a versão para Kindle, aqui tá mais em conta.

 

Divirtam-se, sejam garotas poderosas. E #BeTheHero

 

Nerd oldschool, gamer de primeira geração. Levou a vida de gibi tão a sério que até mestrado sobre o assunto fez. Além de uma tatuagem do Superman. Na vida real é empresário (www.evcom.com.br) e professor universitário (www.faap.br).

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*