Deixem o bom velhinho em paz

Deixem o bom velhinho em paz

Fãs irritados ou crianças mimadas? O atraso de George R.R Martin nos fez pensar muito nisso

Por Carolina Ferreira

George R. R. Martin não é o Papai Noel, mas todos estavam esperando algo dele recentemente… Em vão! Um banho de agua fria atingiu os fãs no dia 2 de janeiro, quando em seu blog pessoal o autor confessou que não conseguiu terminar o livro The Winds of Winter, pior, não estava nem perto disso.

Nas palavras do autor, ele tentou, tentou, tentou… Mas não conseguiu. O sexto livro das Crônicas de Gelo e Fogo não será lançado tão cedo. O desespero é compreensível, já que a série de TV da HBO, Game Of Thrones, atingiu a linha cronológica dos livros e agora tudo o que vier será considerado spoiler. Mas vamos dar um crédito, afinal ele merece.

Os primeiros livros da saga foram lançados em intervalos de 2 anos, mas os últimos tiveram quase 6 anos entre uma publicação e outra. O número maior de personagens, pontos de vista, cenários e é claro – perfeição – fez com que o tempo crescesse cada vez mais.

Soma-se a isso à pressão da editora e dos fãs, a ajuda nos roteiros da série e a preguiça de Martin, que já confessou escrever não mais de 15 páginas por dia, em uma máquina de escrever, temos então uma receita perfeita de lentidão.

Martin confessou não ter desculpas e que era o único culpado de tal atraso, mas será que nós não estamos ficando cada vez mais mal acostumados? Como crianças mimadas estamos sempre gritando e esperneando até ganharmos o que queremos. O autor já deixou claro que não importa o tempo que leve: o que ele deseja é manter a qualidade da escrita em seus livros.

Não é difícil encontrarmos escritores que publicam livros aos montes, mas todos cheios de clichês e repetitivos. Ou então um autor que começou bem e com o tempo se perdeu na história ou a tornou simples demais. Ficamos tão acostumados com a rapidez das coisas à nossa volta que se tornou um absurdo esperar 5 ou 6 anos por um livro, não importa o quão bom ele possa ser.

Aos fãs desesperados de George R. R. Martin, eu lamento informar que seu sexto livro ainda vai demorar, talvez um ano ou mais. E o sétimo e último da série talvez ainda leve uns 8 anos até ser finalmente publicado, mas quando ele chegar às livrarias tenho certeza que não teremos menos que perfeição. E, é claro, o fim de uma saga emocionante e de tirar o folego. Agora se você não está preparado para esperar por tanto tempo, eu lamento. Se serve de consolo este ano teremos um novo lançamento do Nicholas Sparks.

 

carol

Carolina Ferreira
Formada em jornalismo, nerd, cinéfila e maluca por super-heróis (sejam eles da DC ou Marvel), não gosta da
rivalidade entre Star Wars e Star Trek. Ama ser ela mesma, mas se pudesse seria o Batman.