Street Fighter V e o novo modelo de jogos

Street Fighter V e o novo modelo de jogos

Capcom decepciona fãs da maior franquia de lutas de todos os tempos

* por Luca Vianna

Street Fighter V veio ao mercado com duas novas propostas na maneira com que recebemos nossos jogos. Um delas boa, outra preocupa bastante. Nesse texto tentarei conversar sobre ambas as propostas.

A BOA: DLCs compráveis jogando o jogo

Uma das ideias mais interessantes que a Capcom quis trazer pro jogo foi a possibilidade de comprar todos os conteúdos do jogo sem gastar nada a mais, somente jogando os modos de história, lutando online contra outros jogadores e lutando contra a máquina nos modos Survival e Arcade.

Isso é completamente novo e ajuda a não criar uma barreira entre os jogadores, uma vez que qualquer um pode adquirir os personagens, roupas e fases simplesmente jogando e incentivando os menos experientes a se tornarem melhores para conseguir os adicionais. Isso também aumenta o valor do jogo após seu lançamento, uma vez que todos os conteúdos lançados estão a algumas partidas de serem alcançados.

A RUIM: um lançamento vazio

Esse era o verdadeiro ponto que queria discutir nesse texto. O lançamento de Street Fighter 5 foi desastroso. A Capcom lançou um jogo com modo história pífio (com somente 3 lutas), sem modo arcade, com servidores ruins e lobbies para somente 1 pessoa. Por mais que o combate seja bom, talvez um dos melhores da franquia, não há incentivo para jogadores que não sejam muito habilidosos continuarem a jogar. Por mais que a Capcom prometa que irá adicionar um modo história mais robusto e outros modos, quem vai estar lá para usufruir desses adicionais? Quando esse novo modo história estiver disponível, outros jogos estarão saindo e sendo o foco de jornalistas e jogadores. Então, o que deveria ser a primeira impressão para que os jogadores quisesem retornar ao jogo nos meses seguintes, acaba sendo algo voltado para um publico restrito: Jogadores de torneio. Isso pode fazer o jogo ser um desastre de vendas, uma vez que o publico casual não terá interesse em jogar esse jogo. Na proxima vez, amiga Capcom, lance um jogo mais “completo”, mesmo que isso tire a chance de jogadores de torneio treinar, pois haverá outros torneios e podem haver mais competidores e espectadores para o seu jogo.

FB_IMG_1456503033946Luca Vianna

Vindo das terras de reis, criado a base de histórias de muito tempo atrás e em uma galaxia muito distante, esse anglo-brasileiro aprendeu desde pequeno que “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, então resolveu usar seus poderes para tornar o mundo melhor. Porém, perdeu suas habilidades especiais e agora escreve para poder pagar as contas. Amigão da vizinhança, patrulheiro espacial e suspeito de ter genes inumanos.