Teorias sobre Rey e o futuro de Star Wars

Teorias sobre Rey e o futuro de Star Wars

O novo filme da saga de Star Wars acabou de ser lançado, mas além da Força, despertou também a curiosidade dos fãs sobre o passado e futuro dos novos personagens.

* Por Rafael Levy

 

ATENÇÃO: o texto abaixo contém alguns spoilers do “Despertar da Força”.

O principal enigma do filme que fica na cabeça dos fãs ao sair da sala de cinema, é sobre a origem e família da Rey, que não são revelados neste episódio.

A teoria mais corrente na internet sobre ela é que seja filha de Luke Skywalker, apoiada nas evidências sobre o “chamado” do sabre de luz. Além disso, existe um “easter egg” na casa de Rey  – uma boneca da pano branca e laranja que se assemelha a um piloto rebelde, o que poderia ser um indício sobre a origem de sua família. Entretanto, tal “boneca” pode ser apenas uma criação dela baseada nas dezenas de pilotos mortos que devem existir nas ruínas de X-Wings em Jakku.

Quero registrar aqui uma outra teoria que veio à minha cabeça enquanto via o filme (assisti 3 vezes) e após rever a nova trilogia (que conta a origem de Anakin):

Rey não é filha de Luke, mas foi “concebida pela Força” como Anakin Skywalker.

O filme dá muito mais indícios nessa direção do que na de que ela seja filha de Luke. Vejamos as pistas:

– Rey demonstra no filme ser uma excelente piloto, de forma quase instintiva, sem ter prática ou treinamento. A sua pilotagem da Millenium Falcon mostra isso, e até ela mesma diz a Finn após a fuga de Jakku que nunca havia feito isso antes.

– Rey também demonstra saber consertar as coisas de forma incomum, sendo mais familiar com a Falcon do que o próprio Han Solo. O estranhamento de Han é perceptível.

Primeiro contato de Rey com a Millenium Falcon

Primeiro contato de Rey com a Millenium Falcon

 

– Rey possuí uma conexão muito forte com a Força. Aparentemente muito mais forte que Kylo Ren. Apesar de Kylo ter sido treinado pelo próprio Luke, ele não supera Rey, nem nos poderes mentais, nem no sabre de luz.

– Rey parece falar qualquer língua da galáxia. O filme chama atenção para isso várias vezes, enquanto ela se comunica com nativos de Jakku, BB-8 e Chewbacca, espantando até mesmo Finn. Dá pra entender que ela fale o idioma dos dróides, mas dos wookies? Não creio que tenham tantos wookies na galáxia para ela conhecer o idioma tão bem…

Rey entende o idioma de BB-8, Chewbacca, e de todos que tem contato no filme

Rey entende o idioma de BB-8, Chewbacca, e de todos que tem contato no filme

 

Note que TODOS os pontos acima são sutilmente mencionados nos diálogos. Rey assume que nunca pilotou dessa forma antes, Han fazendo expressões estranhas ao vê-la consertar a Falcon, Finn declara espanto à ela entender Chewbacca, etc. Ou seja, não são furos ou erros de roteiro, mas pistas claramente inseridas no filme.

Poderia se argumentar que Luke também tinha essas habilidades, mas vejam os fatos sobre a época em que Luke descobriu a Força:

– Sim, Luke era um “bom” piloto, mas não um piloto nato ou excepcional. Ele treinou muito em Tatooine atirando em ratos, como ele mesmo diz no Episódio IV. Luke também queria ir para academia, o que demonstra que ainda não se julgava bom o suficiente. Mais tarde ele até pilota um X-Wing e destrói a Estela da Morte, mas não se destaca em nada na batalha e apenas a explode por usar a Força na hora de mirar. Sua pilotagem na batalha não foi nada excepcional.

– Luke não demonstra em nenhum momento ter aptidão para mecânica e para consertar as coisas. Ele consegue ser “enganado” facilmente por um dróide (R2-D2), não conseguindo liberar a mensagem da Leia e ainda o deixa fugir!! Em nenhum momento ele apresenta habilidades do tipo. Comparem a cena de Luke entrando na Falcon pela primeira vez com a primeira vez da Rey: Luke fica totalmente perdido na nave, perguntado pro Han o que são as luzinhas que piscam!! Nem mesmo entende nada sobre o hyperdrive!! Já a Rey domina totalmente a nave, impressionando e superando o próprio Han Solo no entendimento da nave!

Primeiro contato de Luke com a Falcon! Parece a Rey?

Primeiro contato de Luke com a Falcon! Parece a Rey?

 

– Luke demorou muito para ter poderes da Força, com idade semelhante à de Rey. No Episódio IV a única coisa que ele faz é acertar a mira e defender alguns lasers enquanto treina na Falcon. No começo do Episódio V, três anos depois, ele só consegue com muita dificuldade atrair o sabre para sua mão com a Força. Depois só com treinamento de Yoda ele melhora. Já Rey, no seu “primeiro dia” com a Força desperta, consegue superar Kylo Ren no interrogatório mental, faz “mind trick” com stormtrooper e atrai sabre de luz. Além disso, não acham estranho ela, que não é nada treinada, superar Kylo Ren, que foi treinado pelo próprio Luke? Se ambos fossem netos de Anakin, deveriam ter poderes hereditários similares, e Kylo com vantagem pelo treinamento!

Com três anos de prática, Luke ainda tem dificuldades de usar a Força

Com três anos de prática, Luke ainda tem dificuldades de usar a Força

 

– Luke nunca demonstrou habilidade com idiomas. Quando conheceu R2-D2 ele precisava de C-3PO como intérprete, e em nenhum momento mostrou algum tipo de habilidade desse tipo.

Luke não entende R2-D2 e nem de mecânica/eletrônica!

Luke não entende R2-D2 e nem de mecatrônica!

 

Agora comparemos as semelhanças de Rey com Anakin:

– Anakin trabalhava em um ferro-velho de Wato (semelhanças com Rey sendo sucateira?) e tinha conhecimento nato de mecânica. Lembram-se dele dizendo que “podia consertar qualquer coisa”?

Luke nunca teve habilidades parecidas com essas de Anakin

Luke nunca teve habilidades parecidas com essas de Anakin

 

– Anakin era também um piloto nato, mesmo de naves nas quais não era treinado e não conhecia. Além de pilotar pods com proficiência, no Episódio I ele pilota sozinho um caça de Naboo e destrói uma nave da Federação!

Em Star Wars, Anakin é o único que pilota naves desconhecidas

Em Star Wars, Anakin é o único que pilota naves desconhecidas

 

– Quando vemos Anakin na idade de Rey, ele já é treinado, então não temos como comparar os poderes naturais dele com Rey sem treinamento, mas no Episódio II já se comenta como ele é muito poderoso e se julga até melhor que Yoda no sabre de luz.

– Anakin aparente ter facilidade para idiomas também. Não há momentos onde ele precise de intérpretes e a pilotagem da nave de Naboo demonstra essa adaptabilidade a novas culturas.

Ou seja, Rey tem MUITO MAIS semelhanças com Anakin do que com Luke!

Além disso, devemos lembrar que se Luke seguiu realmente o código Jedi, ele não teria esposa ou filhos. Ou acham que ele repetiria o erro de Anakin sabendo o que aconteceu?

Relembrando a origem misteriosa de Anakin, as informações que temos do Episódio I é que ele foi concebido sem um pai. Sua conexão com a força é fora da escala.

No Episódio III, Palpatine diz a Anakin que um mestre Sith chamado Darth Plagueis era capaz de criar vida diretamente da Força, insinuando que essa foi a origem de Anakin.

O conselho Jedi também era familiar com o tema. No Episódio I, Qui-Gon fala para o conselho que Anakin parecia ter sido concebido pela Força, e o conselho pergunta se ele acha que Anakin era o alvo da profecia que falava daquele que traria equilíbrio para a Força.

Agora vem o ponto mais importante da teoria: A PROFECIA NÃO SE REFERE A ANAKIN, MAS A REY!!!! Anakin apenas destruiu os Jedi e acabou com a Força na galáxia. Rey vai trazê-la de volta!

Muito se discutiu sobre o título do novo filme, O Despertar da Força. Essa teoria, se provada correta, significa que a verdadeira concretização da profecia do escolhido se dará apenas agora, com Rey. Esse é o despertar da Força!

Vislumbro três possibilidades mais concretas para a origem de Rey:

1) Líder Supremo Snoke pode ser Darth Plagueis, mestre de Darth Sidious (Palpatine), e concebeu Rey assim como teria feito com Anakin. A teoria de Snoke ser Plagueis já está circulando nos fóruns, porém ainda nada se fala de Rey ter sido criada da mesma forma que Anakin.

2) Luke aprendeu esse poder e atuou concebendo a Rey “pela Força”. Nesse caso ele poderia ser considerado um “pai espiritual” dela e Rey seria a verdadeira escolhida da profecia.

Mas a minha favorita é:

3) A concepção de Anakin foi “forçada” por Plagueis para “emular” a profecia e enganar os Jedi. Ou seja, foi tudo uma farsa dos Sith para os Jedi acolherem Anakin e pensarem ser ele o escolhido. Ou seja, a profecia ainda não se realizou. A verdadeira concepção pela Força é de Rey, que não dependeu de nenhum indivíduo e seria realmente espontânea pela Força. Isso até justificaria um abandono pela mãe de uma filha “freak” que nasceu “do nada”.

O que acham dessa teoria? Independente de COMO Rey foi concebida pela Força, achei que faz muito sentido para a trama conforme as pistas do Episódio VII, e dá um belo pano de fundo para seguir com a história nos próximos filmes. Além disso, apesar do “problema” dessa teoria depender demais de explicações da nova trilogia, acredito que essa trama traria uma certa “redenção” à esses filmes.

Que a força esteja com vocês!

Rafael Levy

Rafael Levy

Fã de tudo que é ficção científica (Star Wars, Star Trek, Asimov, etc), LEGO, games, cinema e quase todas as coisas nerd. É pai de 3 jovens padawans sendo treinados deste lado da Força.

6 Comentários

  1. Em SW O Despertar da Força vemos um momento nas lembranças de Rey , alguém segurando-a quando ela ainda era uma menininha e gritando enquanto aparentemente sua mãe era levada. Então Rey não teria sido abandonada , e sim afastada de sua mãe. Veremos.

  2. Em SW O Despertar da Força vemos um momento nas lembranças de Rey , alguém segurando-a quando ela ainda era uma menininha e gritando enquanto aparentemente sua mãe era levada. Então Rey não teria sido abandonada , e sim afastada de sua mãe. Veremos.

  3. […] Cinema  anterior […]

  4. […] Cinema  anterior […]

  5. Mais um indício forte para minha teoria: muita gente criticou a coincidência de Lor San Tekka estar com o mapa para Luke justamente em Jakku, no mesmo planeta de Rey. Na minha opinião, isso não foi ao acaso. Se San Tekka era tão importante para a “igreja da Força” e até sabia onde Luke estaria (primeiro templo Jedi), ele devia saber mais detalhes sobre o verdadeiro escolhido da Força e que ele deveria vir de Jakku! Ou seja, a igreja da Força (e provavelmente também Luke) sabiam que o escolhido viria dali, e por isso estavam no local.

  6. Mais um indício forte para minha teoria: muita gente criticou a coincidência de Lor San Tekka estar com o mapa para Luke justamente em Jakku, no mesmo planeta de Rey. Na minha opinião, isso não foi ao acaso. Se San Tekka era tão importante para a “igreja da Força” e até sabia onde Luke estaria (primeiro templo Jedi), ele devia saber mais detalhes sobre o verdadeiro escolhido da Força e que ele deveria vir de Jakku! Ou seja, a igreja da Força (e provavelmente também Luke) sabiam que o escolhido viria dali, e por isso estavam no local.

Comentários estão desabilitados neste post.