Roberto Carlos: o Rei do Pop Brasileiro

Roberto Carlos

75 anos de idade e uma lista impressionante de sucessos. Ame ou odeie, você sabe quem é Roberto Carlos

Você talvez seja muito jovem e nunca tenha tido a oportunidade de conhecer o Roberto Carlos ídolo pop, rock n’ roll, ator de filmes de aventura.

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura

Para você, ele talvez seja só “um tiozinho” que faz o programa no final do ano. Mas ele é muito mais do que isso. A música pop brasileira pode não ter nascido com o Rei (que não é chamado assim à toa), mas se consolidou com Roberto.

O Rei criou obras-primas, como “Todos Estão Surdos”, por exemplo. Música de 1971 que parece ter sido escrita para hoje.

E nesta terça-feira, dia 19 de abril, Roberto Carlos comemora seu 75º aniversário e, em homenagem ao cantor, o Ecad – órgão responsável pela arrecadação de direitos autorais no Brasil, preparou um levantamento sobre sua vida artística. Os números dão uma dimensão de quem é esse artista descomunal.

O Rei é autor de 588 obras musicais e intérprete de 839 fonogramas, conforme informações que constam no banco de dados do Ecad. Ele é um dos poucos artistas brasileiros que sempre se mantiveram no topo da lista dos titulares que mais recebem direitos autorais de execução pública, não só pelos seus sucessos, mas pelo vasto repertório de obras musicais, muitas das quais gravadas por outros artistas nacionais.

No topo da lista de canções de Roberto Carlos mais tocadas nos últimos cinco anos nos segmentos de Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Sonorização Ambiental, Show e Rádio, aparecem, respectivamente, clássicos e novidades como “Esse cara sou eu”, “Como é grande o meu amor por você”, “É preciso saber viver”, “Além do horizonte” e“Detalhes”. Já entre as obras mais gravadas pelo Rei, a romântica “Emoções” lidera a lista, seguida por outros sucessos como “Como é grande meu amor por você”, “Detalhes”, “Jesus Cristo” e “Sentado à beira do caminho”.

O Ecad pesquisou ainda quais foram os intérpretes que mais gravaram músicas de autoria de Roberto Carlos até hoje. Lideram a lista os cantores Erasmo Carlos, Maria Bethânia e Cauby Peixoto. Além de seu velho parceiro de composições, Erasmo Carlos, que obviamente está no topo da lista, os compositores que têm mais músicas interpretadas por RC são: Carlos Colla, Mauro Motta (também produtor musical, responsável por diversos discos do Rei) e Paulo Sérgio Valle, além de muitos outros. As músicas de Roberto Carlos são muito tocadas em todo o Brasil, principalmente em emissoras de rádio e televisão, em shows, música ao vivo e em estabelecimentos que utilizam música ambiente. Em 2015, as músicas tocadas nestes estabelecimentos, além de rádios e shows, representaram 72% dos rendimentos do artista em execução pública.

Ele é o cara

O lançamento do EP “Esse cara sou eu”, com duas faixas inéditas e duas regravações, fez com que o ano de 2013 fosse o melhor no que diz respeito aos rendimentos provenientes de direitos autorais, nestes últimos cinco anos. As execuções nos segmentos de Rádio+Direitos Gerais e TV Aberta+Direitos Gerais* foram responsáveis por mais de 63% de sua remuneração, naquele ano, em direitos autorais. Nos rankings anuais do Ecad de autores com maior rendimento no segmento de Show, Roberto apareceu em 2º lugar em 2013, 4º lugar em 2014 e 2º lugar em 2015. Já nos rankings anuais de autores com maior rendimento em Rádio, Roberto apareceu em 1º lugar em 2013, 2º lugar em 2014 e 3º lugar em 2015.

*Direitos gerais são os valores provenientes de estabelecimentos que utilizam rádio ou televisão para sonorização do ambiente.

Sucesso nas novelas

Roberto Carlos é conhecido ainda por seus sucessos inesquecíveis nas trilhas sonoras das novelas. “Como é grande meu amor por você” (tema de abertura da novela “Amor e Intrigas” da Rede Record), “Além do Horizonte” (música de abertura da novela homônima exibida da Rede Globo) e “Esse cara sou eu” (tema do casal de protagonistas da novela “Salve Jorge” da Rede Globo) foram suas obras executadas em TV aberta que mais lhe renderam direitos autorais nos últimos cinco anos.

Se os números não te convenceram da importância desse homem para a música nacional, que a poesia o faça.

Confira abaixo as listas completas do Ecad:

– Ranking das obras de Roberto Carlos mais executadas nos últimos cinco anos (nos segmentos Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Sonorização Ambiental, Show e Rádio) 

Ranking Obra musical Referência autoral
1 Esse cara sou eu* Roberto Carlos
2 Como é grande o meu amor por você Roberto Carlos
3 É preciso saber viver Erasmo Carlos/Roberto Carlos
4 Além do horizonte Erasmo Carlos/Roberto Carlos
5 Detalhes Erasmo Carlos/Roberto Carlos
6 Emoções Erasmo Carlos/Roberto Carlos
7 Sentado à beira do caminho Erasmo Carlos/Roberto Carlos
8 Gatinha manhosa Erasmo Carlos/Roberto Carlos
9 Eu te amo, te amo, te amo Erasmo Carlos/Roberto Carlos
10 Do fundo do meu coração Erasmo Carlos/Roberto Carlos

* Por causa da novela “Salve Jorge”, a música “Esse cara sou eu” foi a 3ª mais executada no ano de 2013.

 

Ranking de obras mais gravadas de autoria do Roberto Carlos:

1ª: Emoções

2ª: Como é grande o meu amor por você

3ª: Detalhes

4ª: Jesus Cristo

5ª: Sentado à beira do caminho

6ª: Se você pensa

7ª: Nossa Senhora

8ª: Proposta

9ª: Olha

10ª: Quero que vá tudo pro inferno

 

Ranking de intérpretes que mais gravaram obras de autoria de Roberto Carlos, segundo o Ecad:

1º: Erasmo Carlos

2º: Maria Bethânia

3º: Cauby Peixoto

 

Ranking de autores mais gravados por Roberto Carlos, segundo o Ecad:

1º: Erasmo Carlos

2º: Carlos Colla

3º: Mauro Motta (produtor dos últimos 25 anos dos discos do RC)

 

Obras executadas em TV Aberta que mais renderam direitos autorais para Roberto Carlos nos últimos 5 anos, segundo o Ecad:  

1ª: Como é grande o meu amor por você*

2ª: Além do horizonte**

3ª: Esse cara sou eu***

 

* “Como é grande o meu amor por você”, interpretada por Davi Moraes, foi o tema de abertura da novela “Amor e Intrigas”, exibida entre 2007 e 2008 na Rede Record.

** “Além do Horizonte”, interpretada por Erasmo Carlos, foi a música de abertura da novela homônima exibida entre 2013 e 2014 na Rede Globo.

 *** “Esse cara sou eu”, lançada em 2012, foi o tema do casal de protagonistas da novela “Salve Jorge”, exibida pela Rede Globo entre 2012 e 2013.

 

Liderança de Roberto Carlos nos últimos três anos:

Posição do Rei no ranking de autores com maior rendimento em Show:

– 2º lugar em 2013

– 4º lugar em 2014

– 2º lugar em 2015

Posição do Rei no ranking de autores com maior rendimento em Rádio

– 1º lugar em 2013

– 2º lugar em 2014

– 3º lugar em 2015

Nerd oldschool, gamer de primeira geração. Levou a vida de gibi tão a sério que até mestrado sobre o assunto fez. Além de uma tatuagem do Superman. Na vida real é empresário (www.evcom.com.br) e professor universitário (www.faap.br).